terça-feira, 1 de maio de 2012

Melanina ou melamina?

Bem, continuo folheando as minhas queridas revistas à procura de erros em anúncios ou até mesmo em matérias (e também em busca de entretenimento, porque eu sou dodói, mas sou normal... hehehe). Satisfazendo os meus desejos, sempre sai erro em algum anúncio. De agência pequena ou grande. Confesso que gosto mais de encontrar erros nas grandes...

A Euro RSCG é uma que anuncia muito nessas revistas. E é uma grande... (confere!!!). Dessa agência, achei erro em DOIS anúncios, seguidamente (ô, bênção!). Numa das peças (o novo Veet Suprem'Essence), era problema no layout, então não convém mostrar no nosso blog. Mas, mesmo assim, a dodói aqui mandou o erro pra eles. Acho que eles "abraçaram" meu e-mail, porque, nos anúncios seguintes, o desenho foi corrigido. Nem sei se foi por minha causa. Mas bem que podia ser, hein... hein?

Bom, vamos à nossa dúvida do dia, que dá título a este post. Tenho certeza de que a maioria das pessoas sabe a diferença entre "melanina" e "melamina". Melanina, como sabemos, é o pigmento que dá cor à nossa pele. Não há muito o que dizer, não é? E "melamina" (com "m") é uma substância usada na fabricação de plásticos e produtos antichama. Aqueles potinhos, copinhos, pratinhos etc. etc. etc. da moda. Aqueles que a gente encontra em lojas de R$ 1,99.


Pois bem. A Revista Caras, em parceria com o designer e estilista Kenzo, lançou uma promoção chamada Sonho Oriental. A Euro foi a agência que fez a campanha - veiculando em sites, fazendo comerciais de TV, entre outras ações. Nas peças veiculadas pela agência na Revista Claudia Comida & Bebida, de fevereiro do ano passado (é velha, mas tá valendo), lá no rodapé, onde há as especificações e informações sobre a promoção, temos o seguinte treho: "Peças produzidas em melanina".

Tenho certeza de que pouquíssima gente faz confusão entre essas duas palavras, mas acontece. O que é imperdoável é uma agência do porte da Euro deixar passar uma dessas. Eu tenho uma mania, que considero fundamental pra quem trabalha com revisão, que é PESQUISAR. Tudo aquilo que não conheço, que possa suscitar dúvida, eu pesquiso, via internet, biblioteca, dicionário ou outro meio confiável. Então, se pinta uma dúvida (porque a gente não sabe tudo, e mesmo quando "acha"que sabe, pode dar aquele "branco"), eu corro pra conferir.

É claro que eu enviei e-mail falando sobre esse erro. E com aquele famoso assunto: "Mais um erro nos anúncios de vocês...". A Euro rapidinho mudou todas as suas peças gráficas (fui checar no site da agência, e já estava corrigido para "melamina"). Hoje, no consultório médico (onde a gente mais encontra Caras por centímetro quadrado), dei uma olhada nas revistas, e encontrei um anúncio dessa Coleção, também já corrigido. Será que foi por causa do e-mail? Coincidência ou não, eu estou de olho. Checo os erros, mando pra agência e posto aqui no blog. Minha doença fechando um ciclo...

A foto que eu estou usando neste post é só pra ilustrar e lembrar a todos qual foi a campanha. Eu peguei do próprio site da Euro, e já está com a palavra correta. Nem tenho mais tanta certeza se conseguirei encontrar um anúncio com o erro. Prometo pesquisar MUUUUUITO, pra não parecer conversa de pescador (rs).

Tô na área, e já juntei material pra postar aqui. Vou aproveitar essa chuvinha para começar a procurar erros por aí.

Até lá.

2 comentários:

  1. Uau! Sério que você conseguiu passar pelo meu blog (maxibolsa) e me deixou impune?Justo eu que normalmente não penso antes de escrever e saio digitando(errado , eu sei!hahahhahahah!) Gostei dos teus comentários no post que fizemos sobre escovas com carbocisteína. Tiveram pessoas que eu realmente não senti vontade de responder , porque senti grosseria-normal se você tem um blog, acontece.Porém...não me sinto obrigada a responder.Nem bem nem mal.Ás vezes deixo para lá e simplesmente não respondo, ás vezes acabo respondendo, mas educadamente sempre.

    Agora...quanto a melanina e a melamina...conheço as duas palavras, acho que já vi até relacionada a móveis, mas tenho certeza que se eu tivesse visto o anúncio, teria passado batido pela minha pessoa!:) .Falam que o jornal extra é uma festa em erros de grafia e concordância, mas confesso que nunca notei nada demais!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Miss M.
    Na verdade, eu também fico pesquisando sobre escovas, e o que já vi de coisa maluca. Só respondi porque as pessoas às vezes são de uma estupidez, tipo comentam no teu blog, algo que você teve todo o cuidado e carinho pra fazer, e ainda são agressivas. Quando eu não concordo com algo, primeiro eu pesquiso. Depois coloco meu ponto de vista, sempre visando esclarecer ou explicar (caso isso vá ajudar). Não para esculhambar, como tem muita gente que entra com essa intenção. Até dei um tapinha no cara que falou sobre "antibactericida" (rsrsrs), porque essa pessoa foi grossa.
    Bem, quanto a melanina e melamina, realmente existem as duas. Sendo que cada uma tem um significado, conforme explicado no post.
    E quando eu vou visitar blogs e sites, não vou com a intenção de procurar erros... rsrsrsrsrs. "Podexá" que não sou dodói a esse ponto não... hehehehe.
    E sobre os jornais, realmente tem tido muito erro, mas não apenas gramatical, como pedaço de texto faltando na coluna, porque o cara esqueceu. E muitos jornais estão dispensando revisores. Artigo de luxo hoje em dia. E é uma profissão muito desvalorizada. Fica meio no limbo: não querem considerar jornalista (porque também tem formação em Letras), não consideram publicitário... e aí vamos ficando órfãos.
    Bom, obrigada por visitar o blog pobre aqui da amiga... rs. O seu está me ajudando muito, pra mim é um bálsamo. Adoooooooooro cosméticos, creminhos, e o melhor: resenhas sobre produtos. Fico fuçando direto, e o seu tem cada coisa que, sério, me faz pensar duas vezes em comprar ou sair correndo pra adquirir. É completo. Bjão!

    ResponderExcluir